6.7.11

Clube do Choro de Brasília

ARCOWEB - Oscar Niemeyer

Depois de mais de 30 anos escondido num dos vestiários do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o Clube do Choro veio à luz em grande estilo. Chamada de Espaço Cultural do Choro, sua nova sede incorpora uma escola de música e foi projetada por Oscar Niemeyer. É um Niemeyer em pequena escala - pouco mais de 2,5 mil metros quadrados -, talvez por isso mesmo mais afinado com os melhores momentos do arquiteto. (ARCOWEB)


Realmente o projeto remete aos bons tempos do mestre. Pureza plástica, simplicidade formal e clareza do programa traduzidos num partido equilibrado, correto e condizente com a escala do local. O que acham?

O conjunto didático-cultural é composto por auditório, uma ala de salas de aulas e espaço de convivência

As curvas, que fazem parte do repertório clássico de Niemeyer, também estão presentes no Espaço Cultural do Choro

Espaço ajardinado que separa a sala de concertos da ala de estudos

A volumetria alterna blocos mais altos e mais baixos

Área de convivência



4.7.11

PINIweb.com.br | IAB-SP e Museu da Casa Brasileira abrem inscrições para o 10º Prêmio Jovens Arquitetos | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

PINIweb.com.br | IAB-SP e Museu da Casa Brasileira abrem inscrições para o 10º Prêmio Jovens Arquitetos | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

O departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) e o Museu da Casa Brasileira abriram as inscrições para o 10° Prêmio Jovens Arquitetos, com o objetivo de "reunir, debater, destacar, estimular, promover intercâmbio e divulgar os trabalhos dos jovens arquitetos", segundo o regulamento. A premiação conta com apoio da revista AU - Arquitetura & Urbanismo e da Editora PINI.

O prêmio elegerá os melhores trabalhos em três áreas: Arquitetura - Projetos e Obras Executadas, Urbanismo - Projetos e Obras Implantadas, e Ensaios Críticos de Arquitetura e Urbanismo, que inclui livros, artigos publicados, ensaios fotográficos etc. Podem se candidatar arquitetos de todo o Brasil que tenham, no máximo, 40 anos de idade na época da elaboração dos trabalhos.
 
Segundo o regulamento, não há restrição quanto à época de elaboração dos projetos, dos ensaios críticos ou da execução e implantação das obras. Porém, não serão aceitos trabalhos de graduação, projetos já inscritos em outros concursos de arquitetura ou em edições anteriores do Prêmio Jovens Arquitetos.
 
As inscrições podem ser realizadas pelo site do IAB-SP até o dia 23 de agosto de 2011, sob pagamento de taxa de R$ 100 para sócios do instituto e de R$ 150 para não sócios.
 
Os vencedores serão anunciados no dia 15 de setembro, quando também começará uma exposição com os projetos escolhidos. Cada um dos vencedores receberá um certificado, sendo que o júri tem autoridade e autonomia para estabelecer subcategorias de premiação nas modalidades que julgar convenientes ou necessárias.