19.10.11

10º Prêmio Jovens Arquitetos

Parabéns aos amigos Ailton Cabral, Igor Campos e equipe pela menção honrosa no 10º Prêmio Jovens Arquitetos. Reproduzo aqui texto e imagens postadas no site www.concursosdeprojeto.org.


Categoria – Arquitetura Projeto
Menção Honrosa – Casa no Vale – Brasília – DF
Autor: Arq. Igor Campos
Co-autores: Arqs. Ailton Cabral Moraes, Hermes Romão Campos, Fabiana Fasconcelos Gomes e Luiza Campos.
Colaboradores: Estagiárias Camila Glycério Muneron e Luisa Spindola.

_________________________________________________________________________
O declive acentuado no terreno, localizado numa região bucólica próxima de Brasília, foi a premissa para o desenvolvimento do projeto da Residência no Vale. Com programa simples, contemplando os itens básicos de uma casa, com cerca de trezentos e cinquenta metros quadrados, e um ateliê para a proprietária, artista plástica, a vista privilegiada proporcionada pela altitude foi aproveitada em todos os ambientes que configuram os espaços da residência.
A cobertura acessível, possível graças às curvas de nível, também busca resguardar a vista para a natureza exuberante do local. Um espelho d´água foi posicionado na cobertura, de modo a trazer conforto ambiental e valorizar um espaço que cumpre a função de área de estar.
A casa foi pensada para ter implantação discreta, e fazer parte do terreno de forma sutil e delicada. Os materiais, em seu estado natural, reforçam a simplicidade e a relação intrínseca da obra com o local onde está inserida. Concreto aparente e madeira foram as escolhas para a Casa no Vale, com brises que se abrem completamente para o exterior, tornando a varanda, em balanço, o ponto focal do projeto.











Confira a seguir as pranchas:


TFG em andamento...

Hoje terminam as bancas intermediárias de TFG (Trabalho Final de Graduação) aqui na Unip - Brasília. Sempre sugiro aos meus orientandos que busquem referências em trabalhos de outros campi da própria Unip ou de outras instituições, com o objetivo de preencher eventuais lacunas no "calcanhar de Aquiles" dos formandos: A diagramação das pranchas.

Normalmente não é dada a devida importância à apresentação dos trabalhos acadêmicos, seja pelo tempo exíguo, seja por critérios do próprio professor. É fato que nós, docentes, não conseguimos ensinar a "montar pranchas" com a carga horária que nos é dada para as disciplinas de Projeto. Resta ao aluno procurar exemplos, buscar ajuda de colegas mais adiantados, dos chefes nos estágios, em projetos de concursos, além de outras facilidades que a internet nos proporciona.

No meu tempo (pronto! estou oficialmente velho) não tínhamos o São Google e afins, com sua quase infindável fonte de referências visuais.

Como sou molenga, sugiro alguns links para meus ansiosos, quase desesperados pupilos. Espero que ajude!