19.3.11

Como um daltônico enxerga as cores?

Espero não ouvir mais a pergunta "Quer cor é essa?", que me persegue desde os quatro anos, quando descobri que era daltônico. Segue uma lista de imagens com as cores "reais" e modificadas, da maneira que nós daltônicos enxergamos. O mais engraçado é que eu não vejo nenhuma diferença entre uma imagem e outra...

Three Musicians by Pablo Picasso / Color Blind
Marilyn Monroe by Andy Warhol / Color Blind
The Scream by Edvard Munch / Color Blind
Armand Guillaumin: Sunset at Ivry / Color Blind
Twitter Logo / Color Blind

Tá rindo? agora tenta ser arquiteto enxergando assim...

PINIweb.com.br | Prorrogadas as inscrições para concurso para revitalização urbana dos setores centrais do plano-piloto de Brasília | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura


Concurso Brasília +50 permite participação de alunos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino superior de todo o mundo, que falem português ou espanhol


Mauricio Lima


Foi prorrogado o prazo para as inscrições para o Concurso Latino-Americano de Ideias para Estudantes - Brasília +50, para a seleção de projeto de revitalização urbana e paisagística, sob o conceito de "cidade verde", para os setores centrais do plano-piloto de Brasília. As inscrições devem ser realizadas pelo site do concurso até o dia 18 de maio de 2011. Poderão participar alunos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino superior de todo o mundo, que falem português e/ou espanhol.

A competição é realizada pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), sob organização do Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal (IAB-DF).
Os setores centrais do plano-piloto de Brasília compreendem o Complexo da Rodoviária, projetado por Lucio Costa, em sua integração com os setores culturais, comerciais, de diversão, hoteleiros, bancários e de autarquias, assim como a Esplanada dos Ministérios.
Segundo o edital, "a missão primordial dessa iniciativa é contribuir para a busca de inovações urbanas sustentáveis, soluções verdes, que priorizem os espaços passeáveis, excelência no transporte coletivo público e proposições de mobilidade não-motorizada, como alternativas para os problemas que afligem os usuários dos centros de nossas cidades, marcadas pelo precário quadro de vida".
A intenção é que os futuros arquitetos e urbanistas proponham a requalificação inovadora, com responsabilidade socioambiental, do núcleo do centro histórico de Brasília. Os projetos devem contribuir para existência de cenários, usos e espaços diversificados e qualificados; valorizar os setores centrais do plano-piloto de Brasília como patrimônio cultural e assegurar sua inserção no contexto urbano; recuperar as zonas degradadas e desqualificadas; favorecer as condições de conforto humano, com fortes implicações no espaço de circulação de pessoas e da acessibilidade; contribuir para a regulação do microclima local; e sensibilizar a sociedade e autoridades para adoção de políticas públicas com base na responsabilidade socioambiental, integrando valores da cidade verde.
O primeiro colocado receberá R$ 5 mil, enquanto o segundo e terceiro colocados receberão R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Os dez primeiros colocados receberão um Diploma ao Mérito. O resultado será divulgado no dia 5 de junho de 2011.

Curso "Como Negociar e Vender Serviços de Engenharia e Arquitetura"

Colegas e alunos,
Recomendo o curso  "Como Negociar e Vender Serviços de Engenharia e Arquitetura", do colega Ênio Padilha, a ser realizado em Brasília no dia 7 de abril no auditório do CREA-DF. Um assunto importantíssimo, mas muito pouco abordado.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO:

1. Conceitos Gerais de Marketing, Propaganda e Vendas
- Por que Marketing não é apenas Propaganda e Publicidade ? O que o Marketing tem a ver com Vendas ?

2. Vender Serviços x Vender Mercadorias
- As diferenças fundamentais entre mercadorias e serviços (Intangibilidade, Inseparabilidade, Variabilidade, Inarmazenabilidade, Improtegibilidade, Precificação diferenciada) bem como as implicações disso para o processo de venda do produto;

3. Por que vender Serviços de Engenharia e Arquitetura é tão complicado ?
- As características particulares de serviços de Engenharia e de Arquitetura que tornam a negociação mais complexa; Como superar esses obstáculos; Como vencer resistências e alterar a percepção do cliente sobre o produto;

4. Orçamento Negociação e Contrato
- As múltiplas utilidades de um Orçamento; A forma de apresentação de um Orçamento; O Conteúdo básico de um orçamento eficiente; as principais diferenças entre orçamento e contrato; Como transformar um orçamento em um contrato (este ítem não será discutido em sala de aula, mas um rico material será disponibilizado aos participantes, incluindo modelos detalhados de orçamentos e contratos)

5. Fundamentos de Um Bom Vendedor (engenheiro, arquiteto ou agrônomo)
- Pequenos e Grandes Detalhes que fazem diferença na hora da negociação;

6. Os principais obstáculos e armadilhas da Negociação
- Os principais problemas enfrentados pelos profissionais durante o processo de negociação e venda dos seus produtos; As Alternativas para mais interessantes de mídia para os Serviços de Engenharia e Arquitetura.

7. Técnicas e Recursos
- Quinze sugestões de técnicas e recursos que podem funcionar na hora da negociação de um serviço de Engenharia e Arquitetura

8. Encerramento
- Avaliação do Curso pelos participantes; Conclusões Finais

17.3.11

Manual de contratação de serviços de arquitetura

Depois de muito estudo e troca de informações com colegas, fizemos um manual, baseado no modelo usado pelos colegas do www.modative.com, com o intuito de apresentar aos clientes para esclarecer o processo de contratação de serviços de arquitetura. Espero que seja útil.
Clique aqui para baixar o manual.

15.3.11

“Laranja Mecânica” faz 40 anos e ganha caixa comemorativa | Blog do Antonio Farinaci

“Laranja Mecânica” faz 40 anos e ganha caixa comemorativa | Blog do Antonio Farinaci
“Laranja Mecânica” (“A Clockwork Orange”, 1971), de Stanley Kubrick, completa 40 anos em 2011. O filme, que retrata uma sociedade futura onde a violência se generalizou, é uma das obras máximas do diretor americano e ganhará uma edição comemorativa em blu-ray, que chega ao mercado (nos EUA) no final de maio.

O pacote traz dois discos com material inédito sobre a produção, o documentário “Turning Like Clockwork” (25 min.), um longo depoimento do ator Malcom McDowell, protagonista do filme no papel do perturbado Alex DeLarge, o documentário “Still Tickin’: The Return of Clockwork Orange” e um making of.
Baseado em novela homônima de Anthony Burgess, “Laranja Mecânica” traz uma linguagem inventada, o “nadsat”, espécie de gíria que mistura inglês e russo e é utilizada pelas gangues de adolescentes na trama. O livro apresenta ainda o termo “ultraviolence” (“ultraviolência” na tradução brasileira), uma forma extrema de violência gratuita praticada pelo protagonista, sua única fonte de prazer.
O título “A Clockwork Orange” encerra um trocadilho encriptado e intraduzível. A palavra “orange” faz alusão a “órang”, “homem” em malaio (mesma raiz da palavra “orangotango). Segundo o próprio autor explicou em um ensaio, o título evoca “uma entidade orgânica, cheia de caldo e doçura e perfume, que é transformada em um autômato”.
Tanto o livro quanto o filme são uma fonte inesgotável de inspiração para o pop. Artistas tão diversos como David Bowie, Kylie Minogue, Lady Gaga e Cavalera Conspiracy já fizeram menção a personagens ou passagens da obra, em suas músicas e clipes.
E se você é fã de “Laranja Mecânica, não deixe de assitir também ao filme “If….” (assim mesmo, com quatro pontinhos), também estrelado por McDowell e considerado uma referência para Kubrick em sua adaptação cinematográfica.
“A Clockwork Orange 40th Anniversary Edition” chega às lojas dos EUA no dia 31 de maio, por US$ 34,99.