23.9.10

A competência incomoda?

Não é de hoje que há no meio corporativo um sistema de "premiação" às avessas para a competência, onde o destaque de um funcionário é diretamente proporcional às tentativas de "sabotagem". Me espanta como isso é comum na área da construção civil, seja em construtoras ou em qualquer empresa que possua uma gerência de obras, como hospitais, shopping centers ou condomínios.

A construção civil desenvolveu um método próprio de trabalho onde, na maioria das vezes, estabelece-se um sistema que premia o "mais ou menos". Qualquer tentativa de otimizar o trabalho, introduzir um sistema de gerenciamento de projetos e obras, que permita aferir o desempenho de desenhistas, projetistas, arquitetos e engenheiros de acordo com sua produtividade não é bem vista. "Para que mudar se eu faço desse jeito há anos?" é o que mais se ouve.

Talvez essa seja a origem do desperdício de tempo, de material, de dinheiro do cliente e da falta de possibilidades concretas de evolução nas técnicas de elaboração e gerenciamento de projetos ou na busca de novas tecnologias. "Lá vem aquela arquiteta se intrometer no meu jeito de trabalhar. Quem ela pensa que é?". Isso é mais comum do que imaginamos.

Qualquer tentativa de implementação de um programa de qualidade, tão em voga nos últimos anos, transforma-se num trabalho hercúleo. Simplesmente pelo fato de que a principal matéria-prima são as pessoas. E pessoas na construção civil não gostam de mudança. Se sentem ameaçadas pela competência. Enxergam um colega ou um subordinado eficiente como uma ameaça, ao invés de tê-lo como uma importante ferramenta de transformação. Será que um dia isso vai mudar?

2 comentários:

  1. Nós, arquitetos, urbanistas e engenheiros, responsáveis por um dos principais ingredientes que engorda o PIB Nacional, ainda temos vários obstáculos a percorrer que vão desde a reestruturação dos nossos conselhos regionais ao resgate da importância histórica e artística do nosso trabalho no decorrer da evolução humana. A questão filosófica sobre a mudança de paradigmas nas diversas empresas, isso eu deixo para profissionais de gestão. kkkk

    Beijos daqui..

    ResponderExcluir
  2. "Ser competente" cria um ambiente hostil a sua volta! Pessoas que ocupam cargos para os quais não estão preparadas sentem-se ameaçadas pelos "competentes" e se unem para impedir que o competente tenha projeção dentro da empresa.
    Isso, no meu caso, competente que sou, cansa e me faz, às vezes, trocar de empresa para encontrar novos incompetentes e começar tudo de novo!!
    Desculpem a humildade e modéstia, mas quem me conhece sabe que sou assim, falo e escrevo o que penso!!

    Psicólogos, não me analisem, por favor!!

    ResponderExcluir