18.11.10

Sugestão de Leitura: "Arquitetura", Lucio Costa


Achei um pequeno livro do mestre Lucio, escrito para quem é ou quer ser arquiteto. Pequeno mas fundamental, o livro foi escrito como parte de uma coleção de 10 outros títulos sobre cultura, distribuída pelo MEC para escolas públicas. Encontrei na Cultura por R$ 21,00. Leitura obrigatória para todo calouro...


O livro contém pérolas que só poderiam sair da cabeça de um dos maiores gênios que este país já viu, infelizmente nem sempre valorizado. Tomo a liberdade de citar frases-chave, extraídos desta pequena jóia (desde já recomendo aos meus colegas e indico como leitura obrigatória aos meus alunos):

"A mais tolhida das artes, a arquitetura é, antes de mais nada, construção; mas construção concebida com o propósito primordial de organizar e ordenar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção."

"Pode-se então definir a arquitetura como construção concebida com o propósito de organizar e ordenar plasticamente o espaço e os volumes decorrentes, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica, de um determinado programa e de uma determinada intenção."


"Enquanto satisfaz apenas às exigências técnicas e funcionais, não é ainda arquitetura; quando se perde em intenções meramente decorativas, tudo não passa de cenografia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário