28.3.11

PINIweb.com.br | Português Eduardo Souto de Moura vence Pritzker 2011 | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

PINIweb.com.br | Português Eduardo Souto de Moura vence Pritzker 2011 | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

O arquiteto português Eduardo Souto de Moura foi anunciado hoje vencedor do Pritzker 2011. É a segunda vez que um arquiteto português recebe a premiação, concedida a Álvaro Siza em 1992. Souto de Moura trabalhou com Siza no início de sua carreira, mas apresenta grandes diferenças com relação ao trabalho deste.
Considerado o Nobel da arquitetura, o Pritzker foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt para homenagear, em vida, um arquiteto cuja obra demonstre qualidades como talento, visão e compromisso, e traga uma contribuição significativa para a humanidade e para o ambiente construído.
"A arquitetura de Eduardo Souto de Moura não é óbvia, frívola ou pitoresca. Ela tem inteligência e seriedade", diz o júri em comunicado. "Durante as últimas três décadas, Eduardo Souto Moura produziu um corpo de trabalho que é do nosso tempo, mas que também tem ecos da arquitetura tradicional. Os seus edifícios apresentam uma capacidade única de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a sutileza, a ousadia e simplicidade - ao mesmo tempo", diz o comunicado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário