6.5.11

Quero um ipad. Mas é útil para um arquiteto?


Acompanhando a velocidade do progresso tecnológico, os tablets invadem o mercado, cada vez mais com aplicativos específicos para determinadas áreas profissionais. Claro que o carro chefe é o ipad, da Apple. Mas como ter certeza que um investimento desse vulto é realmente útil para nós arquitetos? Até que ponto não passa de mais um brinquedinho caro, cuja necessidade foi "criada" pela própria Apple, já pródiga em criar novas necessidades que sabiamente são satisfeitas por seus geniais produtos?

Bom, pelo pouco que já vi, sendo brinquedinho ou não, esse troço é genial! Além de todas aquelas utilidades e inutilidades comuns a qualquer tipo de usuário, nós arquitetos podemos usar o gadget do momento para receber pagamentos via cartão de crédito! Graças a uma ferramenta criada por uma grande empresa do ramo, profissionais autônomos ganham a possibilidade de flexibilizar a forma de pagamento para seus clientes, com a segurança que os cheques há muito deixaram de ter. Mais informações clique aqui.

O ipad pode ser usado para apresentações rápidas de imagens e até desenhos técnicos para clientes e fornecedores, substituindo os pesados notebooks. Eu, por exemplo, me arrependi de comprar um notebook de 17" e 284kg. A mobilidade nesses casos é relativa. Sem falar nos softwares CAD específicos para esta plataforma. Longe de substituir o bom e velho AutoCAD, o aplicativo para tablets permite edições rápidas e simples e, o mais importante, revisões de emergência, fundamental para quem precisa acompanhar a velocidade das mudanças nos projetos e obras.

 Outro software interessantíssimo é o Autodesk SketchBook, que transforma o ipad num... caderno de desenhos (dããã...). Deve ser difícil até pegar o jeito, mas aquelas idéias inesperadas que pedem croquis urgentes podem ser facilmente criadas e compartilhadas. E aí, alguém se habilita?

2 comentários:

  1. Boa, Ricardo.
    Muito bom esse seu trabalho "de utilidade pública"
    Parece que o "brinquedinho" é mesmo interessante para Arquitetos.
    Será que é interessante também para palestrantes e autores?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não tenho dúvidas, amigo! Sugiro tirar o escorpião do bolso e dar um presente a você mesmo, rs...
    Abraço!

    ResponderExcluir