24.10.10

Concurso Latino-Americano de Ideias - Brasília + 50



Aos estudantes de arquitetura seguem as informações sobre um concurso interessantíssimo. Uma ótima oportunidade tanto como exercício de projeto quanto chance de discutir os rumos da nossa cidade para os próximos 50 anos.

Concurso Latino-Americano de Ideias -Setores Centrais do Plano Piloto de Brasília – Rumo ao Centenário convida estudantes de arquitetura e urbanismo da América Latina a apresentarem propostas de revitalização urbana e paisagística para a Capital Moderna, a partir de reflexões sobre a aplicação e adequação dos princípios socioambientais e do conceito de “cidade verde” em sintonia com o espírito de preservação da Cidade Patrimônio da Humanidade.
Por Setores Centrais do Plano Piloto de Brasília compreende-se, fundamentalmente, o Complexo da Rodoviária - projeto do arquiteto Lucio Costa - em sua integração com os Setores Culturais, Comerciais, de Diversão, Hoteleiros, Bancários e de Autarquias, Sul e Norte, assim como com a Esplanada dos Ministérios.
Esse concurso, em formato virtual, tem o selo da Comissão “UnB 50 anos de Brasília” e é fruto da união colaborativa de universidades, entidades de arquitetura e urbanismo, associações comunitárias, órgãos públicos, setores da iniciativa privada e movimentos sociais da Capital Federal, a partir de seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e com a preservação de Brasília, inscrita em 1987 na Lista da UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, sob nº445 . 
A missão primordial dessa iniciativa é contribuir para a busca de inovações urbanas sustentáveis, soluções verdes, que priorizem os espaços peatonais passeáveis, excelência no transporte coletivo público e proposições de mobilidade não-motorizada, como alternativas para os problemas que afligem os usuários dos centros de nossas cidades, marcadas pelo precário quadro de vida.
Nesse sentido, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) conjuntamente com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB) (instituição promotora), em conjunto com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Distrito Federal - IAB-DF (entidade organizadora), anuncia o Concurso Latino-Americano de Ideias - Brasília 50 - Setores Centrais do Plano Piloto de Brasília Rumo ao Centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário