30.10.10

Contos de um arquiteto daltônico - 01


Certa noite, lá pelo segundo semestre da faculdade, estava eu fazendo meu trabalho de Desenho e Plástica II sozinho na FAU, de madrugada, com minha caixa de lápis de cor aquarelada, 40 cores, importada, um show. Eu sabia quais eram as cores porque decorei a posição dos lápis na caixa. Os azuis no começo, depois os verdes, amarelos, laranjas e assim por diante.
 O trabalho consistia em desenhar vários tipos de vegetação, devidamente coloridos. De repente, esbarro acidentalmente e a caixa vai pro chão. 4h da manhã. O trabalho era pra ser entregue no dia seguinte. Respirei fundo, juntei os lápis do chão e comecei a colorir meu trabalho, sem medo de ser feliz. E tome grama laranja, folha amarela e céu roxo. No dia seguinte, apesar dos apelos dos meus caros colegas, temerosos pelo trauma que a avaliação da professora pudesse causar neste futuro arquiteto, entreguei os desenhos.
Dias depois, qual não foi minha surpresa: nota 9,0! Segundo a professora, eu coloquei a minha "verdade" nos desenhos. Reproduzi as cores conforme eu enxergava. Devia estar uma "beleza" o trabalho, mas o resultado foi o início do fim de um medo que poderia permear todo o meu curso. É claro que não dá pra fazer isso com uma casa, ou com um ambiente, mas a moral da história é: Não importa que cor você enxergue, sempre vai ter algum maluco que concorde contigo!

2 comentários:

  1. Muito bom, lembro até hoje dessa estória. A caixa de lápis era Caran D´ache Prismalo I Aquarelle... a professora era a Dulce... lembro até do desenho que ficou meio lilás! Também lembro da cara da galera quando viu o desenho... ainda bem que a Dulce é uma professora especial.
    Gde abraço!
    Zé Mário.

    ResponderExcluir
  2. uhauhauahauh
    Lembro de uma vez emque vc veio desesperado, pedindo pra gente separar os vermelhos dos verdes pra ti!!!
    Etaaaaa bom tempo que não volta mais!!!!!!

    ResponderExcluir